segunda-feira, 16 de maio de 2011

Música em 2 mundos


                                              
            A música japonesa no Brasil, na última década, tem vivenciado um movimento de revitalização muito especial. O interesse dos ocidentais pela cultura japonesa tem intensificado as atividades dos mestres, alunos e grupos relacionados à música clássica e folclórica japonesa.
         No entanto, nesse campo, é marcante a presença cada vez mais numerosa de jovens (descendentes de japoneses ou não) envolvidos nos grupos de músicas folclóricas (principalmente nas entidades relacionadas aos okinawanos) e de taikô, instrumento de uma sonoridade irresistivelmente envolvente.
       Relacionamos, ainda neste capítulo, os grupos de coral nipo-brasileiros que trazem em seu repertório músicas de diferentes países.
            Por uma questão organizacional preferimos criar um outro capítulo para o karaokê (que a rigor deveria estar inserido neste capítulo que trata sobre música japonesa). Além de possuir uma estrutura funcional distinta da dos grupos de músicas clássicas e folclóricas, as associações de karaokê são surpreendentemente numerosas.
            A música é uma das maiores manifestações culturais das sociedades, uma vez que todas essas a detêm.
          Não importa se é moderna ou tradicional, muito menos o ritmo. As músicas podem ser religiosas ou não, podem expressar sentimentos, adoração, tradição entre outros.
     O Brasil é um dos países com maior número de cantores e música sucessos sendo apreciada por muitos mundo á fora, com suas tradições e estilos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário